Leitores do "Livros" no mundo:

No globo e no mapa você vê em quais cidades ou regiões do mundo estão os leitores que leem o blog neste momento.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

"Empreendedorismo Corporativo", de José Dornelas.

Muitas pessoas
querem driblar o desemprego
tornando-se "empreendedoras". 


Embora o significado real da palavra "empreendedor" não seja este, ela vem sendo muito usada como referência a pessoas que querem ter seus próprios negócios. Isto inclui tanto pessoas com dificuldades para encontrar uma colocação no mercado de trabalho - ou seja, emprego - quanto pessoas que estão empregadas mas querem deixar de ser funcionárias para atuar "por conta própria".
Sugiro a essas pessoas que leiam os artigos publicados no blog Inforpem e que leiam o livro "Empreendedorismo Corporativo", de José Dornelas. O autor é considerado um dos maiores especialistas em planos de negócios no Brasil e um dos mais requisitados como conferencista ou palestrante. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi o primeiro e único professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College – considerada a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. Foi ainda Visiting Scholar na Columbia University em Nova York. É engenheiro pela USP São Carlos, com mestrado e doutorado também pela USP, especialização em marketing pela ESPM e cursos de extensão em Harvard e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
O livro é destinado especialmente a pessoas que querem ter seus negócios próprios mas não sabem o que fazer para conseguir recursos para montar uma micro ou pequena empresa. Entretanto, o mais importante quanto a este livro é que ele lembra ao leitor que, para ser empreendedor, não precisa deixar de ser empregado. É como eu disse no início deste artigo: a palavra "empreendedor" não significa "pessoa que inicia um negócio próprio". Significa "alguém que realiza empreendimentos", mesmo sendo funcionário de alguma organização. Como o autor ensina no livro, é de empregados empreendedores que as empresas mais precisam, e por isto funcionários assim têm muito mais chances de obter sucesso profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por você prestigiar este blog.